Direito comparado - história do direito
O Direito inglês pouco foi influenciado pelo Direito Romano, por ser um direito de caráter público, diferente do Direito Romano que por essência era um Direito Privado. Além disso o sentimento nacionalista dos ingleses fez sumir pouco a pouco o Direito Romano de suas universidades. Isso fez com que o Direito Inglês fosse único e com características próprias, distinto do Direito Romano.
No período anglo-saxão foi que se deu origem ao Direito Penal na Grã-Bretanha. O inglês Britânico tem seus fundamentos no Common law, considerando o sentido lato sensu e stricto sensu. Common law significa direito comum.
Outra característica do Direito Inglês era o Equity que tinha o objetivo de sanar as falhas e atenuar os rigores da Common law. Mas uma forma completava a outra de maneira que o que uma não pudesse resolver a outra obtinha solução.
Como já dito antes, o Direito Inglês pouco teve influência do Direito Romano, mas um ou outro ponto foi influenciado. A Magna Carta é um exemplo dessa influência, além dela podemos citar o Habeas Corpus, a semelhança entre o artigo mortagne e a antiquíssima fidúcia e a instituição do Júri.
DIREITO ESCANDINAVO
O Direito Escandinavo foi desenvolvido nos cinco países nórdicos que se dividiam em dois grandes grupos: Suécia e Finlândia de um lado e Dinamarca, Noruega e Islândia de outro. Este direito que embora fosse voltado para o Direito Consuetudinário logo começou a se inserir em, textos e se tornar codificado mesmo que com um método diferente dos outros direitos. Depois de um tempo, os códigos novamente deixaram de ser usados pelos nórdicos.
O Direito Romano não conseguiu se difundir no Direito Escandinavo.
DIREITO SOCIALISTA
O Direito Socialista é dividido em quatro fases. Na primeira sua característica era por ser um Direito escrito, na segunda temos como característica a dominação Mongol, na terceira tivemos uma reforma incipiente da organização judiciária e na quarta é restabelecido o contato