Direito Comercial e Societário
1) Assinale a única alternativa em que está caracterizado corretamente o conceito jurídico de empresa:
a) Organização técnico-econômica que se propõe a produzir a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com esperança de realização de lucros, sem que o empresário corra riscos.
b) Organização técnico-econômica que se propõe a produzir a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com certeza de realização de lucros, correndo risco por conta do empresário, isto é, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade.
c) Organização jurídico - cientifica que se propõe a produzir a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com esperança de realização de lucros, correndo risco por conta do empresário, isto é, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade.
d) Organização técnico-econômica que se propõe a produzir a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com esperança de realização de lucros, correndo risco por conta do empresário, isto é, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade.
2) São características da empresa, EXCETO:
a) No direito brasileiro não se pode falar em personificação da empresa, sendo ela encarada como simples objeto de direito;
b) A empresa é o exercício de atividade produtiva. E do exercício de uma atividade não se tem senão uma idéia abstrata.
c) Desaparecendo o exercício da atividade organizada do empresário, não desaparece, ipso facto, a empresa.
d) A empresa somente nasce quando se inicia a atividade sob a orientação do empresário.
3) O ente jurídico que é constituído nos termos da lei e adquire categoria de pessoa jurídica,