Direito Coletivo do Trabalho
Resumo: Este artigo foi elaborado para estudar os desdobramentos dos direitos coletivos após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Buscou-se chegar a um resultado que delineasse de uma maneira clara e sucinta os resultados das normas previstas nesta carta magna. Além da explanação dos resultados, expôs-se de forma clara e breve todos os dispositivos relacionadas ao Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical abrangidos pela Constituição Federal.
Abstract: This article was prepared to study the unfolding of collective rights after the promulgation of the 1988 Constitution. Goal was to achieve a result that outlined a clear and succinct manner the results of the standards contained in this magna carta. Besides the explanation of the results, presented in a clear and brief manner all Related Collective Labour Law and Trade Union Law covered by the Federal Constitution devices.
Palavras Chaves: Direito Coletivo. Constituição Federal. Liberdade Sindical. Convenção Coletiva.
INTRODUÇÃO
Este artigo foi elaborado para estudar os desdobramentos dos direitos coletivos após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Buscou-se chegar a um resultado que delineasse de uma maneira clara e sucinta os resultados das normas previstas nesta carta magna. Além da explanação dos resultados, expôs-se de forma clara e breve todos os dispositivos relacionados ao Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical abrangidos pela Constituição Federal. s resultados na tentativa de examinar a influência da Constituição Federal de 1988 (CF/88) na conformação das relações de trabalho no Brasil, buscando averiguar através de quais mecanismos foram se delineando ao longo desses vinte e um anos os direitos sociais do trabalho nela inscritos e O direito do trabalho tem por objetivo regular o direito de diversas pessoas que tenham interesses em comum. Elas devem participar de um mesmo conjunto