direito civil
Aula 2 (Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto)
Objetivo dessa aula.
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Comparar os contextos de produção das atividades de linguagem;
2- Reconhecer a variação da linguagem de acordo com os contextos;
3- Identificar a textualidade a partir dos conceitos coesão, coerência e hipertexto.
Na aula anterior, falamos, entre outras coisas, acerca de contextos formais e informais na linguagem. Nesta aula, vamos conversar sobre a forma como construímos os textos de acordo com cada situação. Por que precisamos falar sobre isso? Simplesmente porque não temos uma única forma de expressão, certo? Pense sobre isso: precisamos nos adequar a cada situação, consequentemente nosso discurso também deve se adequar.
No vídeo anterior, você assiste a uma entrevista que surpreende pela total inadequação entre o que é perguntado e o que é respondido.
Obs.: O Vídeo é sobre uma entrevista, e o entrevistador pergunta ao homem: Quando o senhor pensa em Supermercado qual é a primeira palavra que vem em sua cabeça? E o entrevistado, o qual me parece ser uma pessoa humilde, responde: Raciocínio Racional, apesar do entrevistador não entender muito bem, o homem entrevistado afirma que esse é o nome que ele acha melhor ao se referir ao supermercado, ele explica dizendo que isso se refere ao EU dele. Enfim ele acaba confundindo toda a entrevista usando palavras que não foram bem absolvidas com a pergunta.
Retomando nosso percurso...
Como vimos, é certo dizer que a língua não é sempre a mesma em qualquer situação, ela varia de acordo com a região, com a idade, com a situação, com a formalidade ou informalidade do encontro, as pessoas envolvidas. Enfim, possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. A esse fenômeno denominamos Variação linguística. Entretanto, mesmo que haja variação, sempre será necessário que os