direito civil
Como podemos ver, as células animal e vegetal têm mais ou menos as mesmas estruturas: as duas possuem núcleo, citoplasma e membrana plasmática. Tanto na célula animal como na vegetal podemos observar as mesmas organelas ( como a mitocôndria, o lisossomo e o complexo de Golgi, por exemplo).
Porém, nas células das plantas encontramos duas estruturas que não encontramos na célula dos animas: a parede celular e os cloroplastos. A parede celular dá uma proteção a mais para a célula vegetal, já que nenhuma planta pode andar para se proteger do calor excessivo e assim evitar a perda de água. E os cloroplastos produzem e armazenam a clorofila, pigmento importante para a absorção da energia da luz para a fotossíntese.
Além disso, as células das plantas possuem enormes vacúolos que servem como armazém de água e nutrientes.
Analise um esquema de uma célula vegetal
Quais são as principais organelas citoplásmicas de uma célula eucarionte e as principais organelas citoplásmicas de uma célula procarionte:
Uma célula com rico sistema de membranas:
AS ORGANELAS DAS CÉLULAS EUCARIONTES:
A célula eucariótica, considerada célula verdadeira, devido à complexidade de um desenvolvido sistema de membrana, apresenta em seu interior uma dinâmica estrutural compartimentada, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.
Acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que