DIREITO CIVIL I
TERMO DE APRESENTAÇÃO DO PEDIDO
PARTE AUTORA E ENDEREÇO: TÚLIO MARCOS, brasileiro, casado, corretor de imóveis, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Independência, 1.822, apartamento nº 101.
PARTE RÉ E ENDEREÇO: LÚCIO SÉRGIO, brasileiro, casado, empresário, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Pedro Álvares Cabral nº 1.500.
FATO E PEDIDO: Narra o autor que no dia 30 de agosto p. passado, por volta das 16 horas, trafegava com seu automóvel marca Honda Fit, cor prata, placas CAU 1224 (certificado de propriedade incluso), pela Rua Independência, no sentido bairro-centro. E que, ao atingir o cruzamento da referida artéria com a Rua da República, empreendeu a travessia já que a sinaleira ali existente, mostrando a cor verde, dava-lhe plenas condições para proceder a manobra.
Ocorre que, quando já ultrapassava a metade do cruzamento, o sinal mudou para a cor amarela. Nesse exato momento foi violentamente abalroado pelo automóvel marca Ford, placas UAA 4949, de propriedade do réu e por ele dirigido, que trafegava pela Rua da República (croquis anexo) e que, afoitamente, intentou a travessia quando a sinaleira ainda não lhe dava condições para essa manobra.
Ressalte-se que o motorista réu não aguardou a passagem do automóvel do autor, o qual já atravessava o cruzamento e, portanto, tinha preferência de travessia porque o sinal verde lhe dava plenas condições, conforme se pode verificar através da certidão de registro de ocorrência, em anexo.
Como conseqüência do acidente, o automóvel do autor sofreu amassamento parcial na parte lateral trazeira direita, pára-choque traseiro, sinaleiras e lâmpadas, danificando inclusive a porta lateral direita, danos esses que atingem a cifra de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), de acordo com o menor dos três orçamentos inclusos. Contudo, o réu recusa-se a indenizar esses prejuízos, apesar das reiteradas solicitações do autor.
Diante