Direito Civil e Imobiliário
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO: NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
ATIVIDADE VIRTUAL
DIREITO CIVIL E IMOBILIÁRIO
PORTO SEGURO
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR
CURSO: Negócios Imobiliários
ATIVIDADE VIRTUAL
DIREITO CIVIL E IMOBILIÁRIO
Atividade virtual postada como requisito parcial para aprovação na disciplina Direito Civil e Imobiliário do Curso de Negócios Imobiliários da UNIFACS sob acompanhamento da tutora Carine Souza e Sousa.
PORTO SEGURO
2013
ATIVIDADE VIRTUAL
Levando em consideração as aulas estudadas, responda as seguintes questões:
1ª Questão: Defina com suas palavras o que é Servidão Predial:
Servidão é a facilidade prestada por um prédio, em benefício de outro. O prédio que serve é o “serviente”, e o beneficiado é o “dominante”. As servidões podem ser aparentes, que se podem ver, ou não aparentes, que não se podem ver, como a proibição de construir além de certa altura. Contínuas, que se usam o tempo todo, como na passagem de esgoto, ou descontínuas, que não se usam o tempo todo, como na servidão de caminho. Em principio, as servidões são perpetuas, indivisíveis e inalienáveis. O uso da servidão deve restringir-se asa necessidades do prédio dominante, evitando, quanto possível, agravar o encargo ao prédio serviente. A servidão é um direito real sobre coisa alheia de gozo ou fuição (arts. 1.378 a 1.389 do CC).
2ª Questão: Considerando as disposições iniciais do Código Civil, defina personalidade civil, bem como indique dois exemplos de absolutamente incapazes e relativamente incapazes:
A personalidade civil do homem começa do nascimento com vida, considera-se a respiração como sendo a melhor prova desse acontecimento. O nascituro é o ser já concebido, que está para nascer. O Código Civil protege as expectativas do direito do nascituro, que se confirmam se houver nascimento com vida, ou se desmentem, como se nunca