Direito Civil Atv 2
Simples: que apresenta todos os elementos no singular, ou seja, um sujeito ativo, um sujeito passivo e um objeto. É o caso típico dos contratos bilaterias ou sinalagmáticos em que há 1 credor, 1 devedor, 1 prestação e obrigações para ambas as partes.
Compostas - são aquelas em que um de seus elementos (sujeitos ativo e passivo, vínculo jurídico e objeto) se apresenta no plural. Assim, basta que um deles esteja no plural para que a obrigação se denomine composta ou complexa.
Cumulativas: nestas, os objetos apresentam-se ligados pela conjunção “e”, como na obrigação de entregar um veículo e um animal, ou seja, os dois, cumulativamente. Efetiva- se o seu cumprimento somente pela prestação de todos eles.
Alternativas: nas alternativas, os objetos estão ligados pela disjuntiva “ou”, podendo haver duas ou mais opções. É uma prestação ou a outra. Não há uma prestação principal e uma subsidiária.
2- Apresente um exemplo para cada um dos elementos acima citados.
Obrigacao Simples: Ex.: Contrato de compra e venda entre A e B de um cavalo: 1 devedor - 1 prestação -- PAGAR 1 credor - 1 prestação -- ENTREGAR O CAVALO.
Composta: “José obrigou-se a entregar a João um veículo e um animal” (dois objetos). A obrigação, neste caso, é composta com multiplicidade de objetos.Se a pluralidade for de sujeitos, ativo e passivo, concomitantemente ou não, a obrigação será composta com multiplicidade de sujeitos.
Cumulativa - Ex.: "A" deve dar a "B" um livro e um caderno.
Alternativa: Ex.: "A" deve dar a "B" R$ 10.000,00 ou um carro.