direito canonico
Direito, turma 1NC
Grupo: Os Pensadores
Componentes:
Guilherme Marques Cavalcante
Seunes J. Silva
Otávio Filho
Sumário:
Qual a relação entre o Direito e a Religião? (Guilherme Cavalcante)
Direito e Religião (Guilherme Cavalcante)
Introdução (Guilherme Cavalcante)
Qual é a relação entre Direito e Religião?
Direito e Religião se relacionam, apresentando pontos de semelhança e pontos de distinção, dependendo do ponto de vista.
A religião, que pode ser definida como conjunto de crenças em uma determinada divindade ou força sobrenatural, é uma criação humana que busca explicações para o mundo e para os vários questionamentos sociais. A religião, na formação de sua doutrina, estipula valores e princípios a serem seguidos pelo homem e para serem obedecidos durante a vida. Valores esses que induzem seus fiéis a determinadas condutas sociais e proibições para que o objetivo final, que é o bem, seja atingido.
Neste aspecto, o Direito e a Religião se parecem por expressarem mecanismos de controle social, que impõem condutas e valores e que tem como finalidade o bem comum.
Como aspecto de divergência, pode se apontar o caráter de insegurança trazido pela religião, pois a Igreja oferece respostas que teriam credibilidade pela fé, sendo seus principais pressupostos inatingíveis. Já o Direito parte de pressupostos concretos e fornece segurança a proteção ao indivíduo nas suas relações entre os semelhantes e o Estado.
Direito e religião.
O principal objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre o pensamento religioso e o direito, buscando demonstrar que o comportamento humano é formado socialmente, por diferentes princípios que nos induzem a diferentes modos de pensar e