Direito aplicado à informática
Exercícios de revisão - Certificação Digital
4) O que é criptografia?
A criptografia consistem em cifrar uma mensagem ou arquivo usando uma série de cálculos, tornando a mensagem ou arquivo incompreensível até ser decifrado. A criptografia transforma informação inteligível numa em informação aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas não autorizadas, garantindo privacidade dos dados.
5) Quais são os tipos de criptografia existentes?
Criptografia por chave simétrica: nesse tipo de criptografia, tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, que é utilizada tanto na codificação quanto na decodificação. Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.
Criptografia por chave assimétrica: nesse tipo de criptografia, a pessoa receptora deve criar uma chave de codificação e enviá-la a quem for lhe mandar informações, essa é a chave pública, uma outra chave deve ser criada para a decodificação, esta é chave privada, que é secreta.
6) O que se entende por certificação digital?
A certificação digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de uma entidade na internet, validando assinaturas digitais em documentos digitais gerados por pessoas ou empresas, garantindo a autenticidade desses documentos.
07) Tecnicamente, como funciona a certificação digital.
O processo de certificação digital utiliza procedimentos lógicos e matemáticos bastante complexos para assegurar confidencialidade, integridade das informações e confirmação de autoria. O Certificado Digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que identifica uma pessoa, seja ela física ou jurídica, associando-a a uma chave pública. Um certificado digital contém os dados de seu titular como nome, data de nascimento, chave pública, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o