Direito aplicado a gestão
O comportamento ético no ambiente de trabalho tem um valor fundamental e é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos os componentes de um grupo empresarial, afinal, o recurso mais precioso de uma organização é a reputação.
A ética do comportamento em uma empresa deve ser buscada conjuntamente e com igual ênfase em relação ao funcionamento e sucesso econômico da mesma, pois, o crescimento do mercado exige compromisso certo, transparente, ordeiro e não admite falhas por irresponsabilidade ou falta de compromisso.
O código de ética se transforma em regras que deverão ser admitidas por todos, a falta de consideração dessas normas internas pode ser considerada como mau procedimento do empregado, podendo se enquadrar na hipótese do artigo 482, “b”, da CLT, ensejando, portanto, demissão por justa causa, é uma medida extrema tomada devidamente, já que as atitudes contrárias poderão prejudicar a boa relação social em geral.
Conclui-se, portanto, que quando se fala em empresa ética, quer se dizer que as pessoas que nela trabalham são éticas e buscam excelência. Respeitando a dignidade individual de cada colaborador, torna-se mais fácil o ato da obediência ao código de ética estabelecido pela organização.
Referências: http://www.prysmian.com.br
http://www.Èticaempresarial.com.br
http://www.juslaboral.net/2009/07/etica-nas-relacoes-de-trabalho
CARMO WHITAKER, Maria. Por que as empresas estão implantando códigos de ética. Disponível em: <