Direito agrario
CURSO DE DIREITO
CAMILA LISITA REZENDE
REFORMA AGRÁRIA
NORMAS APLICÁVEIS NO BRASIL
Goiânia
2011
CAMILA LISITA REZENDE
REFORMA AGRÁRIA
NORMAS APLICÁVEIS NO BRASIL
Projeto de pesquisa apresentado á Disciplina Orientação Metodológica para Trabalho de Conclusão de Curso, visando á elaboração de monografia jurídica, requisito imprescindível á obtenção de grau de Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira.
Orientadora:
Professora: Vânia Mª Alves Bitencourt e Freitas
Goiânia
2011
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 1
1.1 Tema e delimitação 2
1.2 Problema 2
1.3 Justificativa 3
2 OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 HIPÓTESES 6
4 REFERENCIAL TEÓRICO 7
5 METODOLOGIA 10
6 ESTRUTURA PROVÁVEL DA MONOGRAFIA 11
7 CRONOGRAMA 12
8 REFERÊNCIAS 13
1 APRESENTAÇÃO
Ao longo da história humana a propriedade imobiliária muitas vezes se revelou como trigo, permitindo que todos dela desfrutassem para colher o pão de cada dia; outras vezes, se revelou joio, corrompendo o homem e a sociedade. Neste contexto, o estudo proposto enseja o tema Reforma Agrária - Normas Aplicáveis no Brasil por entender que a propriedade agrária dever tal qual aquela que Tancredo Neves acreditou, quando disse a respeito da Reforma Agrária:
...Nenhum homem deveria possuir mais terras do que aquelas que pudessem trabalhar com os seus braços. A propriedade sobre a terra só se justifica se servir aos objetivos sociais. Quando isto não ocorre, é dever do Estado, como instituição a serviço da reforma ao regime de propriedade agrária.
Note-se que na pré-história não havia propriedade privada. Cerca de oito mil anos a.C., o homo sapiens, do Neolítico começou a domesticar os animais selvagens e a praticar a agricultura. Havia