Direita Esquerda e a Forma o do Estado
Ciência Política, 24/04/2015
1
A formação do ESTADO moderno, está diretamente relacionada às questões de ordem ideológica que cercaram a criação do modo capitalista de produção, ainda no século XIX. A divisão do mundo em regimes de direita e de esquerda levou a conflitos e a mudanças no entendimento quanto ao papel do ESTADO e da
SOCIEDADE.
2
Segundo Bobbio ...
No caminho que nos leva à compreensão do
Estado e de seu papel social, “não obstante as repetidas contestações, a distinção entre direita e esquerda continua a ser usada. (...) agora, não se trata mais de comprovar sua legitimidade, mas de examinar os critérios propostos para sua legitimação.” (73)
3
Para o autor, não se trata apenas de uma questão semântica ou de origem ideológica, embora esta última deva ser considerada. Em verdade, direita e esquerda são conceitos que representam REALIDADES vivas, plenamente observáveis, e que tem repercussão direta na formatação do ESTADO moderno.
4
Conflitos
Assim como outros autores, Bobbio considera haver um papel a ser desempenhado pelos
CONFLITOS. Estes seriam os responsáveis pelo equilíbrio entre forças políticas divergentes e favoreceriam a busca por alternativas entre os modelos de sistemas políticos. Contudo, o acirramento dos conflitos no século XX, provocou mudanças na paisagem geopolítica sem precedentes na história da humanidade.
5
Eric Hobsbawn: A Era dos Extremos
O século XX foi o século mais sangrento da história humana (século dos grandes massacres). Segundo este autor, mais de 120 milhões de pessoas morreram neste século, devido a guerras e conflitos étnicos. Para H., isto está diretamente relacionado às lutas pela imposição de um modelo de Estado.
6
E qual seria este Estado ...
Trata-se do moderno ESTADO capitalista, que surge com o advento da sociedade moderna, no século XIX. O ESTADO capitalista tem como principal pressuposto, uma sociedade dividida entre duas classes sociais mais