director de cena
Os espectáculos podem ser de diferentes tipos: ópera, bailado clássico, dança, concertos, recital, teatro, circo ou performance.
As profissões que se seguem podem reportar-se a mais de que um tipo de espectáculo.
1. Profissões com funções técnicas
Aderecistas (equipa de) Executam os adereços que foram pedidos pelo encenador ou cenógrafo e desenhados ou projectados pelo aderecista (criativo).
Assistente de direcção de cena Reporta ao director de cena responsável por um determinado espectáculo. Elabora as tarefas e rotinas do gabinete, segundo a orientação dos seus superiores.
É responsabilizado e executa as funções de gestão sempre que lhe forem atribuídas e confiadas pelos seus superiores em determinados espectáculos.
Cabeleireira de cena Executa os penteados, aplica as perucas, os bigodes, as barbas, etc.
Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.
Chefe de audiovisuais Gere os materiais afectos a esta área, bem como a equipa de audiovisuais. Chefe electricista Responsável pela parte eléctrica de cena e pela gestão da respectiva equipa.
Chefe maquinista e de montagem Responsável pela montagem do cenário do espectáculo e gestão da respectiva equipa.
Contra-regra Depende da direcção de cena e é responsável pela aquisição, manutenção e utilização dos adereços que compõem o espectáculo, isto nos grandes teatros de ópera, ou em teatros nacionais. Em determinados teatros, os assistentes de direcção de cena acabam também por executar estas funções.
Costureira de cena Executante de guarda-roupa. Durante os espectáculos está no palco, de prevenção, para que possa resolver quaisquer anomalias com os figurinos. Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.
Director de cena Responsável pelos ensaios e espectáculos, pode também acumular funções de assistente de encenação. Gere a componente técnica e artística, é a pessoa com mais responsabilidade depois de o espectáculo