DIPTEROS
UFPI-CAMPUS DE TERESINA
LECÁSSIA NUNES DE SOUSA
DIPTEROS NEMATOCEROS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA
TERESINA
2014
LECÁSSIA NUNES DE SOUSA
DIPTEROS NEMATOCEROS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA
Pesquisa sobre os dípteros nematóceros de importância médica apresentada ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
Orientadora: Dra. Daniela Reis Joaquim de Freitas
Teresina
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................................3
2 OBJETIVOS..................................................................................................................................4 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................................12
4 REFERÊNCIAS............................................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
A Ordem Díptera compreende grande variedade de insetos de tamanho pequeno ou grande com cabeça, tórax e abdome bem diferenciados, providos de aparelho bucal sugador e de um único par de asas.
As peças bucais podem ser de tipo sugador ou não. No primeiro caso, estão adaptados a perfurar a pele para sugar sangue: dípteros hematófagos ou o tegumento de outros insetos cuja hemolinfa chupam: dípteros predadores ou entamófagos.
Do tipo não- pungitivo, o aparelho bucal destina-se apenas a sugar, vivendo de insetos do néctar das flores, de líquidos vegetais extravasados de produtos de fermentação exsudatos e matéria orgânica em decomposição.
A maior importância médica deste grupo de artrópodes é maior que a de qualquer outro, pois ente os dípteros encontram-se os hospedeiros intermediários e transmissores de muitas doenças causadas por: vírus, protozoários e helmintos.