DIPO REI
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ÉDIPO REI
(Sófocles)
Acadêmico Newton Alves da Rocha Disciplina de História Antiga II
Erechim
2014
1. Título: Édipo Rei
2. Autor: Sófocles. Poeta grego nascido por volta de 496 a.C. na cidade de Colona, província de Ática, filho de prósperos comerciantes, desde cedo participou da vida teatral da Grécia, também chegou a ocupar altos cargos no governo de Atenas, das mais de 120 peças por ele compostas infelizmente chegaram até nós apenas 7: (Antígona, Ajax, Édipo Rei, Electra, As Traquíneas, Filoctetes e Édipo em Colona). Morreu em 406 a.C. , cantando versos de sua obra Antígona.
3. Assunto: Trata-se de uma tragédia que recai sobre a pessoa de Édipo e sua família, após seu pai Laio ser amaldiçoado pelo rei Pélope da região da Élida. Podemos afirmar que o patricídio, o incesto, o castigo e a moral humana são as bases desta bela obra.
4. Delimitação temporal: Atenas no seu período clássico. O teatro grego era na antiguidade encenado por uma pessoa que dialogava com os coreutas.
A tragédia grega era uma celebração ao deus Dionísio e o aspecto cívico –religioso era para os gregos, indissociável tal qual eram os conceitos de religião, política e sociedade.
5. Personagens : Édipo (rei de Tebas), Jocasta (rainha de Tebas), Creonte(irmão de Jocasta), Tirésias ( o adivinho cego), Emissário ( de Corinto), Pastor (casa de Laio), Arauto e Coro.
“Primeiramente descreverei a história e posteriormente alguns trechos do autor”
A HISTÓRIA Na sua adolescência, Laio (pai de Édipo) sai de Tebas e refugia-se em Élida governada pelo rei Pélope, o filho deste Crisípio e