Diogo
I. Referência bibliográfica
Autor: George Orwell.
Título: O Triunfo dos Porcos.
Editora: Europa - América.
Local e Data da edição: D.L.-1945.
II. A obra
Género: Romance.
Personagem Principal: Bola-de-neve e Pinto Napoleão.
Personagens secundárias: Outros Animais, Américo Major de Sá e a Capital.
Espaço e tempo da acção: Quinta do Nuorte após a Morte de Américo Major de Sã.
III. Resumo do assunto da obra Américo Major de Sá, um velho porco, sabendo que a sua hora iria chegar em breve decide reunir, os animais da quinta para partilhar um sonho: serem governados por eles próprios. Sem a Capital que era a dona da quinta de onde viviam. O Américo faleceu 3 dias depois, assumindo a liderança dos animais dois jovens porcos, Bola-de-Neve e Pinto Napoleão. Após clandestinas reuniões para marcarem as estratégias, a Capital, não fazia ideia do que viria a acontecer. Deu-se a revolução. Os animais passaram a chamar a quinta de Nuorte e fizeram e aprenderam 7 mandamentos fundamentais.
Para os animais menos inteligentes do Nuorte, os líderes porcos resumiram os mandamentos apenas em um, que passou a ser repetido constantemente pelas ovelhas. Após a tentativa da Capital retomar o poder, Bola-de-Neve continuou a lutar, dedicando todo o seu tempo ao melhoramento da quinta e da qualidade de vida de todos, mas mesmo assim, Pinto Napoleão expulsa-o por causa de uma traição do seu companheiro. Aos poucos e poucos os deveres de Bola-de-neve, que morre entretanto, começam a ser desrespeitados pelos animais. Estes começaram a modificar os mandamentos.
O hino da revolução é retirado, já que a sociedade estaria sob o seu comando. A comunidade torna-se numa "República" e Pinto Napoleão, como único candidato, torna-se o presidente por unanimidade. As condições de trabalho vão piorando e os animais começam a achar que afinal estavam pior do que