Diogo Costa N 9 Tiago Miguel N 26
Trabalho realizado por: -Diogo Costa Nº9
-Tiago Miguel Nº26
Índice
Introdução.
O que é a SIDA?
O que é o VIH?
Quais são as pessoas potencialmente mais vulneráveis?
Como é que o VIH não se transmite?
Como é que o VIH se transmite?
Quem deve fazer o teste diagnóstico do VIH?
Porquê fazer o teste?
Onde pode fazer o teste do VIH?
Quais são as doenças mais frequentes num doente com sida?
A sida tem cura?
Bibliografia.
Conclusão.
Introdução
Nós com este trabalho pretendemos ficar a saber mais sobre a
SIDA/VIH.
O que é a SIDA?
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV - na língua inglesa) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O que é o VIH?
O VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o agente causador da
sida. Este agente pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem que manifeste quaisquer sintomas. Quando uma pessoa está infetada com o VIH diz-se que é seropositiva.
Uma pessoa VIH-positiva pode não ter sinais da doença, aparentando mesmo um estado saudável durante um período de tempo que pode durar vários anos. No entanto, essa pessoa está infetada e, porque o vírus está presente no seu organismo, pode, durante todo esse tempo, transmiti-lo a outra pessoa.
Quais são as pessoas potencialmente mais vulneráveis?
Todas as pessoas sexualmente ativas que têm relações sexuais não protegidas. Os jovens, por terem relações espontâneas e apreciarem as frequentes mudanças de parceiros, são o grupo mais vulnerável, exceto se procurarem manter relações sexuais protegidas (preservativo) desde o início da relação.
As drogas injetáveis são utilizadas sobretudo por esta faixa etária e, no trocar de seringas e agulhas, pode estar também o perigo de transmissão. A propagação do VIH junto das pessoas que se prostituem e indivíduos que recorrem ao sexo