Diodos
EXPERIÊNCIA 1 – CARACTERÍSTICAS DE DIODOS
JOINVILLE
2014
1. Método da Varredura:
1.1 Em que modo devem ser os sinais acoplados aos canais do osciloscópio: DC ou AC?
DC
1.2 Aumente a freqüência do gerador e explique por que a curva na tela se modifica.
O seu comportamento muda pois em altas frequências ele passa a ter um comportamento capacitivo. Cada região de polarização mostra um comportamento diferente:
Reversa: tem-se a capacitância da região de depleção que atua como um isolante entre camadas de cargas opostas. Porém esse comportamento capacitivo vai diminuindo de acordo com que a tensão de polarização vai aumentando, devido ao efeito da capacitância entre placas paralelas (C= ε0A/d).
Direta: o efeito da capacitância na região de depleção existe, mas é bem menor em relação ao efeito de capacitância de difusão que depende da taxa com que as cargas são injetadas na região externa à depleção. Altos valores de corrente resultam em valores de capacitância mais elevados. Os efeitos capacitivos não podem ser ignorados em frequências altas, pois um caminho de baixa reatância é estabelecido Xc = (1/(2πfc)).
2. Método Ponto-a-ponto.
2.1 Por que o amperímetro foi colocado antes do voltímetro na Error: Reference source not found? De fato, a figura apresenta a situação correta para a polarização direta, mas não para a polarização inversa. Por que?
Todo e qualquer amperímetro apresenta uma resistência, mesmo ela podendo ser pequena, ela existe. Desse modo, ele é colocado antes do voltímetro, pois a variação de tensão nos diodos é muito pequena, assim a resistência interna do amperímetro poderia causar alterações na medição. Os diodos são polarizados diretamente porque o maior potencial está no anodo. Para a polarização inversa o diodo deveria estar com o catodo diretamente polarizado no sentido da corrente.
2.2 Para medir-se tensões e correntes