Diodos
A função básica de um diodo é conduzir corrente no sentido definido pela seta no símbolo e agir como um circuito aberto para qualquer tentativa de estabelecer corrente no sentido oposto.
DIODO SEMICONDUTOR
O diodo semicondutor é formado pela simples união de dois tipos de material, do tipo p e do tipo n. Quando os materiais são unidos, os elétrons e as lacunas da região de junção se combinam, resultando em uma ausência de portadores livres na região próxima à junção. Essa região descoberta constituída de íons positivos e negativos é chamada de região de depleção devido à depleção de portadores nessa região. Como o diodo é um dispositivo de dois terminais, a aplicação de uma tensão através de seus terminais permite três possibilidades: nenhuma polarização (Vd = 0V), polarização direta (Vd > 0V) e polarização reversa (Vd < 0V). Cada condição resultará em um a resposta que deverá estar clara para o usuário para que o dispositivo seja aplicado corretamente.
DIODOS ZENER
REGIÃO ZENER Há um ponto em que a aplicação de uma tensão suficientemente negativa resulta em uma mudança brusca na curva característica. A corrente aumenta a uma taxa muito rápida no sentido oposto ao da região de tensão positiva. O potencial de polarização reversa que resulta dessa mudança brusca na curva característica é chamado de potencial Zener e é dado pelo símbolo Vz.
A região Zener tem a característica de cair de forma quase vertical em um potencial de polarização reverso denotado por Vz. O fato de a curva cair abaixo do eixo horizontal e se distanciar dele, em vez de subir para a região Vd positiva, revela que a corrente na região Zener tem um sentido oposto ao de um diodo polarizado diretamente. Essa região de características singulares é empregada no projeto de diodos Zener. Para