Diodos semicondutores
Os Componentes semicondutores provocaram um grande avanço em tecnologia na área da eletricidade, aumentando o desempenho e a agilidade de muitos circuitos por um custo muito menor.
O componente semicondutor que praticamente deu inicio a esse avanço foi o diodo; que consiste resumidamente em um componente que em circuitos de corrente alternada, permite a passagem de corrente em apenas um sentido de condução, daí seu nome “diodo retificador”.
Além do diodo retificador, existem também outros elementos construídos da mesma forma, porém que apresentam outras características interessantes o que permite a sua utilização em diferentes circuitos.
Neste trabalho de pesquisa serão abordadas as características construtivas, o principio de funcionamento e a reta de carga da alguns tipos diodos; também daremos ênfase aos varistores, termistores e por ultimo, mas não menos importante os fotoelementos, que se enquadram as fotocélulas, células fotovoltaicas e os famosos LED’s (Diodos Emissores de Luz).
2-Características Construtivas dos Diodos
2.1-Diodo Semicondutor
Cada fabricante possui a sua própria receita e, aliado ao fato de não existirem componentes perfeitos criam muitas vezes diferentes tipos de produtos que no fundo acabam variando unicamente as próprias características construtivas.
2.1.1-Modelo Elétrico de um Diodo
O diodo semicondutor é basicamente uma junção P-N (Junção P é um material dopado com elementos trivalentes e N é dopado com elementos pentavalentes), ou seja, uma junção tipo P e outra tipo N geralmente de silício. Pois uma junção ideal dessa natureza funciona como um curto-circuito ou uma resistência infinita não levando em consideração diodos específicos Zener e varactores. Componentes ideais não existem e um diodo real possui outros parâmetros que devem ser levados em consideração como a resistência interna, capacitância de junção, capacitância de difusão e a indutância dos terminais que também afetam o processo para o