Diodo
Pré - Relatório IV: Diodo
Neste experimento temos como objetivo inicial entender as características do Diodo, fazendo medidas de tensão versus corrente do circuito e montando a Curva Característica (CCAR) para este componente. Para isto nós vamos montar um circuito que tem uma fonte de tensão contínua, um resistor e um diodo, conectando ao circuito, um multímetro (na escala de tensão) e outro na escala de corrente. Algumas perguntas estão relacionadas abaixo para melhor compreensão do experimento.
1.1. O que é um diodo ? Explicar qual é a sua principal característica e que tipo de material ele é feito.
O diodo convencional é composto por dois blocos de material semicondutor um do tipo N outro do tipo P. São componentes que deixam a corrente elétrica passar em apenas uma direção. Existem diversos tipos de diodos com características muito diversas. Um diodo pode até emitir luz ou simular um capacitor. Os diodos que são usados primordialmente para deixar a corrente passar em apenas uma direção são chamados retificadores. Os principais diodos retificadores são divididos em três grupos, de acordo com os materiais usados em sua construção: germânio, silício e schottky. O de germânio é usado apenas onde se precisa de uma queda de tensão muito pequena. Os de silício são de uso geral e os schottky são construídos baseados em uma junção metal-semicondutor (e não semicondutor-semicondutor como ou outros dois) e apresentam uma baixa queda de tensão (tensão de barreira) e altas velocidades de trabalho.
1.2. Qual é a característica da corrente versus tensão para um diodo de Silício. Explique o comportamento para ambas as polaridades da fonte.
A principal característica de um diodo é permitir que a corrente circule apenas num sentido. Quando o díodo está polarizado diretamente, conduz e permite circular a corrente. Se está polarizado inversamente não permite circular corrente. Polarização inversa