Diodo
1.1 – Semicondutores
Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade. Isso se deve ao fato de que os semicondutores possuem uma banda proibida intermediária. A banda proibida é a região localizada entre as bandas de valência, ou camada de valência do átomo, e a banda de condução (região onde, sob a ação de um campo elétrico, se forma a corrente elétrica).
Quando os elétrons recebem certa quantidade de energia, eles se tornam livres e saem da camada de valência para a camada de condução. A condutividade dos semicondutores pode ser alterada variando-se a temperatura, o que faz com que atinjam uma condutividade semelhante a dos metais.
A condutividade dos semicondutores provenientes de excitações térmicas é denominada condutividade intrínseca. Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
Em química se aprende que, em condições normais, os átomos que possuem 4 elétrons na última camada de valência não são estáveis.
Os semicondutores se enquadram nesse grupo, mas por causa da forma com que agrupam seus átomos (cada átomo fica equidistante e, relação a quatro outros átomos, ou seja, uma estrutura cristalina) eles conseguem alcançar a estabilidade fazendo quatro ligações químicas covalentes, conseguindo 8 elétrons na última camada, e por consequência ficam estáveis quimicamente.
Os semicondutores formam Bandas de Energia, com as seguintes características: São formadas bandas, separadas por Lacunas. A última banda é chamada de Banda de Condução. Logo abaixo existe a Banda de Valência, e em baixo as outras camadas. Na temperatua 0K, a banda de condução vai estar totalmente vazia, e a banda de valência totalmente preenchida (Na imagem acima a temperatura está mais elevada).
Quando o material é aquecido, alguns elétrons saem da