diodo
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÒGICA I
1º SEMESTRE
EXPERIÊNCIA 02 – Diodo
Professor Rodrigo H. Watanabe
1AIN
Armando 08
Cesar F. da Rosa 12
Welington dos Santos Modesto 48
Sorocaba / SP
1º Semestre /2013
ÍNDICE
ÍNDICE 2
1 - Objetivos 3
Diodo é um semicondutor formado por dois materiais de características elétricas opostas, separados por uma área sem carga (vazia) chamada de junção. Esta junção é que dá a característica do diodo. Normalmente os diodos são feitos de cristais “dopados” de silício e do germânio. 3
3 - Material Utilizado 5
4 - Procedimento Experimental 5
6 - Conclusão 6
1 - Objetivos Aprender como diodo funciona dentro de um circuito, para que serve e como ele é feito.
2 - Introdução Teórica
Diodo é um semicondutor formado por dois materiais de características elétricas opostas, separados por uma área sem carga (vazia) chamada de junção. Esta junção é que dá a característica do diodo. Normalmente os diodos são feitos de cristais “dopados” de silício e do germânio. Funciona como uma chaves controladas por tensões, feitas de cristais semi-condutores tipo P e N ,e que pode passar a conduzir ou cortar dependendo da tensão aplicada sobre ela ,para retificar uma corrente, basta adicionados em um circuito em série.Também utilizado para barrar uma corrente protegendo o circuito.
Símbolo:
Diodos diversos:
2.1- Especificações
As especificações dos Diodos comuns são feitas em função da corrente máxima que podem conduzir no sentido direto, abreviado por If( o f de forward=direto), e pela tensão máxima que podem suportar no sentido inverso, abreviada por Vr (reverse=Inverso) e ainda segundo códigos, da seguinte forma: 1N – Código americano (uma Junção); 1S – Código Japonês; AO = BA – Código europeu.
2.2 - Polarização dos Diodos
Polarização Direta - Para polarizar um diodo