Diodo Retificador
O que e um diodo
1. Diodo Retificador. A principal função de um diodo semicondutor, em círculos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente continua pulsante, já que o semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo fará a função de uma chave aberta.
Introdução
O diodo retificador e um dispositivo importante e fundamental na eletrônica que e constituído por duas junções P e N de materiais semicondutores (silício ou germânio) que forma dois terminais, o Ânodo (A) e o Cátodo (K).
O material semicondutor do tipo P(com excesso de colunas) e N(com excesso de elétrons livres) originam uma zona portadora de cargas elétrica que chamada de zona neutra ou depleção.
Obs: Desenha a junção da zona de depleção
Quando do diodo está polarizado, o ânodo estiver com o potencia negativa em relação do cátodo não haverá corrente, que tem um sentido ao contrário não passa, o diodo não conduz.
O diodo só conduz num sentido, quando o ánodo estiver positivamente em relação ao cátodo. O diodo permite que á corrente circule em apenas um sentido direto, quando outro é polarizado inverso do sentindo da corrente não permite circular corretamente.
Obs. Desenhar a curva do diodo
1.1 Diodo Retificador Polarizado Inverso. Quando a polarização do diodo está inversa, o ânodo está um potencial negativo do cátodo, e não irá conduzir.
Funcionamento DIRETAMENTE
Havendo polarizado diretamente o diodo, a junção PN e a zona de depleção estreita e a resistência elétrica diminui e a corrente aumenta, e da passagem dos elétrons livres (+) com as lacunas (-).
Obs. Desenhar a zonas eletros e lacunas
Funcionamento INVERSO. Quando a polaridade e inversa um diodo retificador não conduz, porque nessa junção PN a zona de depleção a se alarga, e a resistência elétrica aumenta isso significa que a corrente não passa.
Quando apresentar uma certa resistência na corrente, isso significa que há uma queda de tensão.
Ex: O diodo de silício (a