DINÂMICAS
Objetivo: Sensibilizar os colaboradores sobre a importância de ter responsabilidade.
Material: Espaço aberto ou sala ampla, vendas de TNT escuro suficientes para todos os alunos.
Procedimentos: Dividir a turma em duplas; entregar uma venda para cada dupla; pedir que decidam quem vai ser o primeiro a usar a venda; explicar que o colaborador que está vendado deverá ser conduzido pelo seu par que poderá dar informações sobre o trajeto: escadas, declive, buraco...; depois de alguns minutos, inverterem os papéis; ao final, iniciar uma reflexão sobre sensações e pensamentos que surgirão enquanto estava vendado depois quando conduzia o colega de trabalho.
Reflexão: Como você se sentiria se seu condutor não agisse com cuidado e responsabilidade? Deixar que os colaboradores falem.
Dinâmica: “da rosa"
Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimentos: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada a fim de preservar os materiais e máquinas do serviço e o próprio meio ambiente.
DINÂMICA DO “FIM DO MUNDO”
Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a união, participação, interdependência
Objetivos: Permite avaliar o funcionamento do próprio grupo.
N° de participantes: sem limite de n°
Material: fichas com o nome de casais de espécies da fauna (Cerrado, Mata Atlântica, etc), fita crepe.
Regras do jogo: não é permitido falar...
Desenrolar: Colar aleatoriamente as fichas nas costas dos participantes sem que estes saibam de que bicho se trata. Comunicar que o mundo vai se acabar em 10 minutos e os casais de bichos tem que ser formados para evitar essa tragédia e garantir as futuras proles para recolonizar a Terra. Regra de ouro: NÃO É PERMITIDO FALAR. Ao