DINÂMICAS DE GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO
Apresentamos neste trabalho técnicas de sensibilização, como exemplo de atividade que poderá ser utilizada com jovens e adultos. Assim demonstrando o seu interior que às vezes não são tão percebidas e compreendidas. Além disso, trazendo descobertas do seu próprio interior através de uma dinâmica de sensibilização.
Dinâmica de Sensibilização
Objetivo: Proporcionar o exercício do auto avaliação e sensibilização, fazendo com que o grupo vivencie alguns aspectos Autoconhecimento, Avaliação do grau de integração e Equilíbrio entre; corpo físico, área emocional e alma.
Tempo: aproximadamente 30 minutos
Infraestrutura necessária: ambiente amplo com cadeiras móveis.
Atividade: Solicite que o grupo ocupe o espaço destinado a atividade. Todos ficarão sentados.
DINÂMICA
A máscara
Objetivos: Sensibilizar, “quebrando o gelo” e despertar sua interioridade.
Materiais: música suave, bola de festa e canetas esferográficas.
Procedimento: O coordenador explica ao grupo que farão um exercício para se conhecerem melhor e que é muito importante encarar com seriedade e respeito, pois irão tratar de si mesmos.
Desenvolvimento 1:
1- É colocada a música para tocar e dirá ao grupo que irá relaxar. Pede para, antes se espreguiçarem e fazerem alguns alongamentos para soltar o corpo.
2- Inicia o relaxamento partindo dos pés e compreendendo todas as partes do corpo.
Desenvolvimento 2: 3- Após o relaxamento o coordenador distribuirá um bola e canetas esferográfica para cada aluno. Mediante a isso, todos terão que confeccionar a sua própria máscara.
Após a explicação do coordenador, iniciará a música para que todos permaneçam relaxados para aflorarem o seu sentimento.
4 - A partir da sua máscara confeccionada, cada participante será convidado a colocar a sua máscara (bola) na frente do seu rosto e apresentar falando de si através da máscara. Quer dizer, cada participante