Dinâmica Veicular
ESCOLA DE ENGENHARIA – DEPARTAMENTO DE ENG. MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: DINÂMICA VEICULA I
TRABALHO:
Limites de Frenagem
BELO HORIZONTE, 25 DE JUNHO DE 2012.
1) Introdução
O presente trabalho tem como objetivo adquirir habilidades de identificação e compreensão de modelos físicos e matemáticos utilizados em Dinâmica Veicular. Nesse intuito, utilizaremos a linguagem MatLab a fim de solucionar um problema de frenagem.
Para isso, primeiramente, vamos abordar algumas características inerentes a frenagem:
O limite pelo mecanismo de freio consiste na forma com que o sistema de freio foi projetado, levando em consideração os materiais empregados, assim como a própria eficiência do projeto. Dessa forma, o próprio sistema apresentará uma limitação intrínseca.
O limite pela aderência, leva em consideração aspectos na interface pneu/pavimento, tais como a área de contato, o atrito entre os materiais componentes e a carga sobre as rodas. Esse limite tem uma grande importância na frenagem, uma vez que está deve ocorrer sem que haja o travamento da roda ( estado de deslizamento puro ).
A variação do peso dinâmico influi principalmente na carga que cada roda receberá de acordo com cada situação de movimento que o veículo apresentar. Com isso, devem-se adotar metodologias de calculo diferentes para cada situação.
A posição do centro de gravidade irá influenciar principalmente na distribuição do peso dinâmico.
O limite de frenagem devido ao aquecimento do mecanismo de freio tem vital importância no dimensionamento do freio, pois a fadiga térmica, Fading, implica na total inoperância do sistema. Isso ocorre devido ao aumento da temperatura, que reduz o fator de atrito.
Visto isso, podemos agora entrar em aspectos mais ligados a modelos físicos e matemáticos da frenagem.
Dinâmica da Frenagem
A capacidade de frear, que determina a habilidade do veículo de