Dinâmica geografica
IFPA
FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E DINÂMICA DEMOGRAFICA.
André Luiz das Chagas Barbosa
Nº Matricula: 2012830003
Resumo: o objetivo nesse artigo é apresentar, alguns elementos das contribuições clássicas do pensamento sobre população do economista político inglês Thomas Malthus e do filósofo e economista alemão Karl Marx. Ambas as teorias são tanto polêmicas quanto inspiradoras e iluminam os estudos e debates até os dias que correm. É interessante que logo que se trata de duas teorias, metodologicamente e filosoficamente opostas. De um lado temos a reflexão subjetivista e idealista de um economista e sacerdote cristão, representante de uma importante fração da classe dominante, e de outro lado, a reflexão objetivista e materialista de um filósofo maldito em seu tempo e considerado representante do proletariado ou da classe oprimida. Observaremos também as criticas de Marx sobre as teorias de Malthus.
Palavras chave: População, Capitalismo
BELÉM
2012
INTRODUÇÃO
Entre várias teorias que abordam a questão da reprodução da população humana em sociedade, seus determinantes e consequências, duas chamam a atenção, tanto pelo poder persuasivo, quanto pela aceitação geral como pressuposto de várias correntes de pensamento, passando pelas mais variadas áreas das ciências sociais e biológicas. As influências são fantásticas nas ciências sociais principalmente na economia e na sociologia.
Mais recentemente as chamadas ciências ambientais foram muito influenciadas e algumas de suas áreas aceitaram quase que como verdade universal os pressupostos da teoria da população de Malthus.
Tudo isso torna socialmente relevante uma visita aos elementos centrais das teorias de dois clássicos do pensamento universal sobre o assunto. Assim, o objetivo é apresentar, alguns elementos das contribuições clássicas do pensamento sobre população do economista político inglês Thomas Malthus e do filósofo e economista alemão