Dinâmica dos sistemas
ECOSSISTEMA
1.1 QUAIS SERVIÇOS SÃO FORNECIDOS PELOS ECOSSISTEMAS?
Os ecossistemas fornecem às pessoas uma variedade de bens e serviços: alimento, água limpa, ar limpo, controle de inundações, estabilização do solo, polinização, regulação do clima, satisfação espiritual e lazer, citando apenas poucos. A maioria desses benefícios não pode ser reposta ou a tecnologia necessária para sua reposição é excessivamente cara. Por exemplo, a água potável pode ser fornecida com a dessalinização da água marinha, mas com custo muito elevado.
A rápida expansão da população humana tem modificado muito os ecossistemas da Terra com a intenção de aumentar a sua habilidade de fornecer alguns dos bens e serviços que necessitam, particularmente, alimento, água, madeira, fibra e combustível. Essas modificações contribuem substancialmente para o bem-estar humano e o desenvolvimento econômico. No entanto, os benefícios não têm sido igualmente distribuídos e, na realidade, algumas pessoas têm sido prejudicadas com as alterações. Além disso, aumentos a curto prazo em alguns serviços e benefícios do ecossistema apareceram às custas da degradação de longo prazo de outros. Por exemplo, os esforços para aumentar a produção de alimentos e fibras têm diminuído a habilidade de alguns ecossistemas de fornecer água limpa, regulação de inundações e suporte à biodiversidade.
O aumento da consciência das ligações complexas e trocas entre os bens e serviços fornecidos pelos ecossistemas levou ao estabelecimento da Avaliação dos Ecossistemas do Milênio (“Millennium Ecosystem Assessment”) (MA) em 2001, um projeto que envolveu mais de mil cientistas e administradores de todo o mundo. As metas da MA eram fornecer uma avaliação global dos ecossistemas da Terra, determinar as tendências nos serviços que eles fornecem e avaliar a sua importância para o bem-estar humano. Para alcançar estas metas, a MA dividiu os serviços dos ecossistemas em