dinâmica de grupos
INTRODUÇÃO
A gestão da mudança está pressuposta a questões como transformação e adaptação, o que acarreta um comportamento reativo e isso pode prejudicar a promoção de tal processo. Por isso, o estabelecimento de um novo modo de ver, pensar e agir exigirá cada vez mais, uma readequação dos públicos internos e externos da empresa, fazendo com que ações de comunicação sejam específicas para cada público. A efetiva preocupação com os impactos negativos que a falta de informações podem causar à empresa, torna prioritário o compartilhamento de tais informações a respeito das novas políticas com fornecedores, clientes, colaboradores e sociedade.
É evidente que o processo de comunicação para o caso em questão torna-se uma estratégia fundamental para a construção de relações estáveis e para o desenvolvimento de parâmetros sustentáveis. Porém, o foco deste trabalho está voltado aos gestores da empresa, por considerarmos peças-chave na disseminação de informações e na mudança, sendo capazes através de um programa de orientação, criar um ambiente no qual seus colaboradores estejam dispostos, abertos e acima de tudo, estejam preparados para o novo. Com base nestes aspectos, o Planejamento de Dinâmica dos Grupos foi elaborado e dividido nas seguintes etapas: apresentação da empresa, diagnóstico e planejamento conforme mostrados a seguir.
EMPRESA: PLANOS DE SAÚDE SÃO MIL S/A (Nome fictício)
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Empresa operadora de saúde no país, com participação no mercado desde 1965, atuando com medicina de grupo, planos de saúde, administração de hospitais, entre outros, visando a preservação da saúde de seus associados.
JUSTIFICATIVA:
Com a aposentadoria do presidente e fundador, a empresa está passando por um processo sucessório profissional. Para tanto, é contratado um executivo qualificado para a ocupação do cargo. Esse executivo tem