Dinâmica de Grupo
O estudo deste tema começa com uma análise de como os grupos são formalmente constituídos em organizações e um exame dos processos internos aos grupos que dão origem ao sentido de identidade e propósito de grupo. Em seguida, identifica fatores críticos que podem influenciar a produtividade de grupo e discute o modo de administrar esses fatores a fim de melhorar o desempenho grupal. Por último, descreve os desafios específicos na gestão de equipes (grupos cujos membros devem trabalhar em estreita associação a despeito de diferenças significativas nas informações, cargos ou habilidades por eles possuídos) e discute como os fatores individuais, sociais e organizacionais se conjugam para moldar a eficácia de equipe.
Formação e Desenvolvimento dos Grupos
Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pelas outras. Os membros de um grupo definem importantes distinções psicológicas entre si e as pessoas que não participam do grupo.
Eficácia de Grupo
A eficácia é avaliada em função de três critérios importantes:
Produção. O produto do trabalho do grupo deve atender ou superar os padrões de quantidade e qualidade definidos pela organização. A produtividade de grupo é uma medida dessa produção.
Satisfação dos membros. A filiação ao grupo deve propiciar às pessoas satisfação a curto prazo e facilitar seu crescimento e desenvolvimento a longo prazo. Se não o faz, os membros sairão, e o grupo deixará de existir.
Capacidade para cooperação contínua. Os processos interpessoais que o grupo utiliza para concluir uma tarefa devem manter ou ampliar a capacidade dos membros de trabalhar juntos. Grupos que não cooperam não conseguem permanecer viáveis.
Formação do Grupo
Agrupamento por função. Os trabalhadores são agrupados de modo que os grupos de trabalho resultantes consistam em pessoas com o mesmo conjunto de aptidões, conhecimento e