dinâmica de grupo
2. Grupo e equipe
2.1 Conceito e definição.
Segundo Robbins (2004) um grupo é definido como dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos, que se reúnem visando a atingir determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. Por grupos formais entendemos aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Neles, o comportamento de seus membros é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. São formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.
É possível fazer uma subclassificação com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. O grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo, os grupos de tarefa, também determinados pela organização, são formados por pessoas que se juntam para executar tarefas específicas. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao superior hierárquico imediato, o grupo pode ultrapassar as relações de comando.
Sejam ou não membros de um grupo de comando ou de tarefa, as pessoas também podem se reunir para atingir um objetivo comum pelo qual cada indivíduo se interessa. Isso cria um grupo de interesse. Os funcionários que se juntam para tentar mudar o esquema de férias, para apoiar um colega que foi demitido ou para reivindicar melhores condições de trabalho formam um bloco unido para lutar por interesses comuns.
Os grupos se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em comum. Chamamos essas formações de grupos de amizades. Essas alianças sociais, na mesma