Dinâmica climática do Brasil
O Tempo é o conjunto das condições atmosféricas de determinado lugar em determinado momento. O Clima é a média das condições atmosféricas desse lugar, ou seja, é o resultado da repetição de um determinado tipo de tempo, por anos sucessivos, nesse lugar.
O tipo de tempo é definido pela interação de alguns elementos básicos da atmosfera: a temperatura, a pressão, a umidade e a precipitação, que variam sob a ação de inúmeros fatores, entre os quais se destacam a altitude, a latitude, a maritimidade, o relevo esobretudo, as massas de ar.
O Brasil é um país de dimensões continentais, seu clima é influenciado por uma gama de fatores. Três deles se destacam, por exercerem influência direta: a latitude, a altitude e as massas de ar.
Dinâmica climática do Brasil
A zona de convergência intertropical corresponde ao espaço entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Representa a área mais quente do globo terrestre, devido à convecção (transmissão de calor) das massas de ar. Abrange parte da América do Sul e, portanto, do Brasil.
Está em constante mudança de localização, acompanhando a movimentação aparente do sol. Nos países situados na ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) a amplitude térmica anual é menor que a diária. Fator esse que não ocorre nas zonas Temperadas e Glaciais.
OBS: Amplitude térmica anual é a diferença entre a temperatura mais quente do ano e a menor temperatura do ano. O mesmo com a amplitude térmica diária, porém levando-se em consideração as temperaturas do dia.
O território brasileiro caracteriza-se por temperaturas altas, exceto no sul e serras do sudeste, que apresentam temperaturas mesotérmicas ( baixas); clima tropical e amplitude térmica anual inferior a diária. Os tipos de climas presentes no Brasil são:
-Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar