Dinossauros
Do grego “deinos”=terrível e saurus=réptil constituem uma superordem de membros de um grupo de arcossauros de 225 milhões de anos atrás,dominante da fauna terrestre durante boa parte da era Mesozóica.
Em relação aos dinossauros poucas foram as espécies descritas, até hoje.Mas os especialistas acreditam que nosso país foi habitado por uma inúmera variedade desses animais.
Um fato interessante sobre nossa peleofauna MESOZÒICA é de que quase todos os dinossauros descobertos aqui ou são do final do TRIÁSSICO ou do começo do CRETÁCEO. ALGUNS acreditam que nesse período nossa região por alguma causa não explicada tornou-se inabitável para essas criaturas ( provavelmente houve um processo de desertificação), espantando-as para outras regiões até que no início do CRETÁCEO as condições melhoraram e eles voltaram .
Os dinossauros eram criaturas únicas.Alguns cientistas especializados os consideram como uma classe à parte, intermediária entre os répteis e as aves. Como os répteis tinham pele escamosa,punham ovos com casca,tinham caudas longas e fortes e dentes homogêneos.Diferentes dos outros sáurios, porém cujas patas estão posicionadas nas laterais do corpo,suas patas eram posicionadas logo abaixo do tronco,tal como as aves e os mamíferos. Também como as aves e os mamíferos, seu metabolismo de alguma maneira podia manter-se mais ou menos constante, sem depender da temperatura do meio externo. Acredita-se que os dinossauros evoluíram a partir de répteis arcossauros conhecidos como tecodontes.
Há 225 milhões de anos atrás, os primeiros dinossauros denominados Staurikosaurus eo Eoraptor A partir dessas pequenas criaturas surgiram as mais variadas formas de dinossauros que viriam a dominar o planeta pelos próximos 160 milhões de anos.
Os possíveis dinossauros que viveram no Brasil são:Titanossauros, Carnossauros,Celurossauros.
Os Titanossauros eram grandes dinossauros Saurópodes,