Dinoflagelados
TÓPICO
Alveolados
Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes
Fanly Fungyi Chow Ho
7.1 Introdução aos Alveolados
7.2 Dinoflagelados
7.3 Ciliados
7.4 Os Apicomplexos
Licenciatura em Ciências · USP/ Univesp
Licenciatura em Ciências · USP/Univesp
116
7.1 Introdução aos Alveolados
Os alveolados representam um diverso grupo de micro-organismos eucarióticos caracterizados por uma apomorfia ultraestrutural: logo abaixo da membrana celular, apresentam uma camada de alvéolos corticais, ou seja, uma série de sáculos membranosos que conferem maior resistência mecânica à célula (Figura 7.1).
O grupo foi estabelecido na década de
1980 a partir de evidências microscópicas e corroborado por dados genéticos na década de 1990. Na década de 2000, análises filogenômicas trouxeram um reforço ainda maior para a monofilia do Figura 7.1: Estrutura dos alvéolos / Fonte: Cepa grupo. Os Alveolata são amplamente aceitos como monofiléticos e representam um dos principais e mais bem estudados grupos de organismos eucarióticos.
Os alveolados pertencem a uma das linhagens de unicelulares que derivaram do processo de endossimbiose secundária com algas vermelhas (Figura 7.2). No caso dos alveolados, houve logo na origem do grupo perda de um dos tipos de pigmentos fotossintetizantes existentes nas algas vermelhas: as ficobiliproteínas. Analise o esquema a seguir que mostra a sequência de eventos que levou ao surgimento das linhagens dentro dos alveolados.
As três principais linhagens de organismos alveolados são: dinoflagelados, ciliados e apicomplexos (Figura 7.3).
Alveolados
7
117
Licenciatura em Ciências · USP/Univesp
Figura 7.2: Esquema dos processos de endossimbiose primária e secundária que deram origem às principais linhagens de eucariotos.
Em detalhe, apresenta-se a endossimbiose secundária, que levou à origem dos alveolados, indicando o número de membranas no cloroplasto e ganho ou perda de pigmentos fotossintetizantes / Fonte: