Dinheiro não deve ser problema
eja para fazer um novo investimento, no dia a dia da operação ou mesmo para ter um fôlego em um momento em que os investimentos estejam em fase de amadurecimento.
Conheça a Endeavor
O processo para aprovação de crédito pode ser demorado e desgastante para toda a empresa. As demandas dos bancos não acabam: balanços, documentos societários, fluxos de caixa, dados operacionais, perguntas muitas vezes indiscretas. Parece uma lista sem fim do gerente de relacionamento, que se mostra pouco preocupado com o fato da empresa precisar do recurso para pagar uma conta grande que já bate à porta, ou fazer o investimento antes da concorrência.
A verdade é que este gerente está sim muito preocupado, mas ele não irá decidir se emprestará o dinheiro, ou as condições do contrato. O comitê de crédito do banco o fará. O comitê é especializado em analisar o risco de cada empréstimo, avaliando todos os pontos da empresa, do negócio e do cenário econômico que podem levar aquele cliente a não pagar conforme acordado.
O gerente enfrentará todos os outros gerentes do banco solicitando crédito para diversos clientes diferentes, em um comitê com recursos limitados. É ele quem fará o papel de advogado da sua empresa, na defesa de que ela tem mais vantagens competitivas, melhor gestão dos recursos e, obviamente, gerará caixa e terá condições de repagar o banco. E quando o comitê questionar aquele calcanhar de Aquiles da companhia, o gerente precisa estar munido de argumentos que justifiquem que a ela conseguirá superá-lo, ou que não seria um risco material. Caso contrário, um gerente melhor preparado e com uma tese de investimento mais bem contada estará assinando o contrato com seu respectivo cliente no dia seguinte, enquanto você recebe a ligação com a negativa.
Portanto, é fundamental que o gerente saiba o que está acontecendo no dia a dia da sua empresa e quais são as perspectivas. A melhor forma de mitigar o stress do comitê de crédito é