Dinheiro no Brasil
O dinheiro no Brasil
Na época do descobrimento, o pau-brasil foi usado como moeda-mercadoria. Tivemos também o açúcar, o pano de algodão, o fumo e o zimbo, pequena concha de origem africana.
À semelhança dos demais povos não civilizados – africanos e americanos – os indígenas brasileiros desconheciam a moeda como meio de troca. A primeira troca sob a forma de escambo, entre indígenas e colonizadores portugueses, ocorreu em 22 de abril de 1500. Esse fato está registrado na carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei dom Manuel I, onde o escrivão da armada capitaneada por Pedro Álvares Cabral dá as boas novas ao soberano português: “ [...] Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. Vinham todos rijamente em direção ao batel. E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os depuseram. Mas não pôde deles haver fala nem entendimento que aproveitasse, por o mar quebrar na costa. Somente arremessou-lhe um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça, e um sombreiro preto. E um deles lhe arremessou um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como de papagaio. E outro lhe deu um ramal grande de continhas brancas miúdas, que querem parecer de aljôfar, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza. E com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder deles haver mais fala, por causa do mar. [...] ”
Com as expedições de portugueses, invasores e piratas chegaram as primeiras moedas metálicas.
Moedas espanholas e portuguesas circularam no início da colonização.
Com a intensificação das viagens à terra recém-descoberta e a implantação de núcleos de colonização, começaram a circular as primeiras moedas no Brasil, trazidas pelos portugueses, invasores e piratas. A partir d 1580, com a união das coroas de Portugal e Espanha, moedas de prata espanholas passaram a circular no Brasil em grande quantidade.