dinamites
Dinamite é o explosivo industrial muito importante. É usada na construção de represas, leitos canalizados e fundações para grandes edificações. Minas, pedreiras e projetos de dragagem e de construção usam grande quantidade de dinamite diariamente.
2.1 A NITROGLIRERINA
A nitroglicerina é o principal explosivo presente na maioria das dinamites. A nitroglicerina foi preparada pela primeira vez pelo químico italiano Ascanio Sobrero, em 1847, e só foi empregada como explosivo 17 anos depois, na dinamite. A fórmula química da nitroglicerina, ou tri nitrato de glicerol é: C3H5N3O9 (3 átomos de carbono, 5 de hidrogênio, 9 de oxigênio 3 de nitrogênio).
A nitroglicerina é também usada na indústria farmacêutica.
A nitroglicerina é misturada a outros materiais relativamente não reagentes, alguns explosivos e outros não explosivos, para obter uma carga explosiva. Essa carga é segura à manipulação até que uma cápsula detonante, também chamada cápsula explosiva, a acenda. Formando assim a dinamite. Exemplo de dinamite:
A. Material absorvente poroso misturado à nitroglicerina
B. Capa cilíndrica que envolve o material explosivo
C. Ponta do detonador.
D. Cabo elétrico que se conecta a ponta do detonador
A dinamite é embalada em cilindros de papel encerado conhecidos por cartuchos. Estes cartuchos têm de 2,2 cm a 20 cm de diâmetro, e seu comprimento varia de 10 a 76 cm. Existem aproximadamente 200 tipos de dinamite, cada uma destinada a um tipo de explosão, de ocasião. Exemplo de dinamite específica é a dinamite nitroglicerinada:
Essa dinamite tem uma excelente capacidade de arranque e fragmentação, e é indicado para a extração de rochas com elevada resistência, utilização em subsolo e, também, para a extração subaquática.
2.2 AS PRIMEIRAS DINAMITES
A primeira dinamite foi produzida em 1867 por Alfred Bernhard Nobel (1833 a 1896), químico, engenheiro e fabricante de armamentos, que instituiu os cinco