Dinamica
Segundo MILITÃO (2000), Toda atividade que se desenvolve com um grupo (reuniões, wordshops, grupos de trabalhos, grupos de crescimento ou treinamento, plenário/grandes eventos, etc.), que objetiva integrar, desinibir, quebrar o gelo, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, iniciar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo. Ou seja, ainda, o simples encontro de pessoas para buscar qualquer objetivo grupal é uma Dinâmica de Grupo.
Aplicar uma dinâmica de grupo é possibilitar o exercício de uma vivência. É um processo vivencial, é um momento de laboratório, que pode ir além de um simples quebra gelo as reflexões e aprendizados mais profundos e elaborados.
5.1 Técnica
Todas as pessoas que trabalham com grupos costumam verbalizar:
* Vou aplicar uma técnica; * Esta técnica visa; * Esta é uma técnica só pra gente se conhecer melhor.
A palavra é dita mais como uma forma de variação das expressões Dinâmica de Grupo ou Vivência. No sentido litoral, técnica é:
* Método de procedimento, jeito ou maneira especial de ensinar; * Grau de excelência em alguma atividade; * Forma de desenvolver alguma coisa.
No desenvolvimento ou facilitação de trabalho com grupos, a expressão técnica é apenas uma nomenclatura, uma maneira de denominar o exercício a ser vivenciado, ou seja, um método, um procedimento.
5.2 Jogo
Para MILITÃO (2000), é um processo vivencial, é uma técnica, uma dinâmica, exige relação entre pessoas, é uma competição, uma dinâmica saudável, entre pessoas de interesses comuns que visa da simples recreação (caráter de gincana) à viabilização de alguma aprendizagem, reflexão ou correlação com a prática do dia a dia.
* Conjunto de peças que servem para jogar; * Passatempo recreativo sujeito a certas regras; * Estilo de jogar numa competição; * Competição ou série de competições caracterizada por exercícios ou disputas, com direito