Dinamica relacionamento interpessoal
Objetivo: Cultivar boa convivência no grupo, na amizade e na verdade. Além de perceber as razoes da falta de fraternidade e dos conflitos que surgem, no grupo jovens ou no grupo de trabalho.
MÚSICA: da preferência do grupo.
MENSAGEM: não há.
Descrição:
Todos recebem a lista dos bichos e num momento pessoas, em silêncio, lêem a lista e escolhem três bichos que mais se assemelham a ele.
Agora dos três bichos escolhidos, ficar com apenas um com o qual se identifica.
Grupos por bichos escolhidos - grupos dos gatos, grupo dos macacos, etc...E durante 15 minutos partilhar o por quê escolheu tal bicho e como se manifestam as características no dia-a-dia da própria vida.
Em plenário, os grupos apresentam o seu bicho de forma criativa, com encenação, dramatização, colocando as características do bicho escolhido.
AVALIAÇÃO:
O que chamou a atenção, o que faltou? Quais bichos não apareceram?
Qual o significado para o nosso grupo?
Como você se sentiu ?
Como se sentiu em relação ao grupo?
ANEXO:
OS BICHOS
Leão: Rei da reunião. Quando urra, todos participam. Os ratinhos tremem à sua frente. Não é agressivo. Está certo de sua superioridade. Boceja despreocupadamente, pacientemente, com as peraltices dos outros.
Hiena: Não tem opinião própria. Aprova sempre o leão. Sempre recorda o que o leão disse.
Tigre: É um leão ressentido por não ser reconhecido como rei pelo grupo. Fica de mau humor, às vezes mais competente que o leão. É agressivo, irônico, irrita o grupo que o coloca na jaula, e não toma conhecimento de sua presença.
Raposa: Surpreende sempre o grupo; desvia o assunto; sofista, força o assunto. Jamais caminha em direção ao objetivo.
Pavão: Mostra sempre a sua cultura. Não se interessa pelo objetivo e pelo grupo. Não perde ocasião de mostrar seus conhecimentos. Preocupa-se sempre consigo mesmo.
Cobra: Envenena as relações. Sempre de bote armado. Ai de quem comete uma asneira. Provoca brigas e fica de fora.
Papagaio: Fala