DINAMICA Final
Direccao: é “a fase da administracao que estabelece e comanda normas e processos pelos quais melhor se podem utilizar os recursos, humanos ou de outra natureza, para alcancar as metas fixadas” (Kwasnicka, 1989).
Lideranca: é “a influencia interpessoal exercida em uma situacao e dirrigida por meio do processo da comunicacao humana a concecucao de um ou mais objectivos especificoos” (Chiavenato, 2000). Dinamica de Grupo: é “o dominio da ciencia humana cujo objectivo é a analise das relacoes complexas que se estabelecem entre os membros de um grupo, assim como o efeito dessas relacoes na eficacia do grupo no seu conjunto. A Dinamica do Grupo implica o estudo sistematico da coesao, comunicacao, metodos de trabalho, normas, objectivos e mesmo do passado do grupo analisado”.
Administarcao: é “a disciplina referente á compreensao e ao aperfeicoamento do conhecimento de arte de administracar”
2. Introdução
A dinâmica de grupo parece, à partida, um elemento tão simples de estudo e manuseamento, pois muitas pessoas consideram-na como pura e simplesmente a mutação dos membros pertencentes aos grupos. Portanto, é preciso aprofundar o estudo deste elemento tão importante que determina o funcionamento dos grupos nas organizações e na sociedade no geral de modo a conhecer as complexidades de seu planeamento e gestão.
Os grupos são um elemento chave para o desenvolvimento das organizações e para a sociedade no geral, pois cada indivíduo pertence a diversos e variados grupos, que garantem, sobremaneira, a sua sobrevivência social. Porém, os processos grupais e os hábitos sociais não são estáticos, mas sim, são processos vivos e dinâmicos decorrentes de uma multiplicidade de forças causais.
O presente trabalho, faz uma abordagem sobre a Direcção e Liderança dentro das organizações.
O trabalho esta dividido em 5 partes nomeadamente: (i) engloba a introdução, objectivos e metodologia, (ii) Direcção, (iii) Liderança, (iv) Relação entre Direcção e