dinamica dos solidos
(Dinâmica da partícula e do sólido)
(2008)
Universidade do Minho
Departamento de Física
DINÂMICA
I- FORÇA, MASSA E ACELERAÇÃO
1. Dinâmica do ponto
1.1- Introdução
Na Dinâmica estudam-se as leis que regem o movimento, estabelecendo-se a relação entre este e as forças que o provocam. Quando sobre um corpo, actua um sistema de forças não equilibrado, produz-se sempre uma alteração no estado do movimento desse corpo. A experiência mostra que, na alteração sofrida, influem não só as características do sistema de forças, como também a natureza do próprio corpo. Assim, diferentes sistemas de forças, actuando independentemente sobre o mesmo corpo, produzirão diferentes alterações no movimento deste; e o mesmo sistema de forças actuando sobre diferentes corpos, também produzirá alterações de movimento diferentes.
As leis que exprimem as relações entre o sistema de forças que actua num ponto material, as suas propriedades e a alteração de movimento que este sofre, foram formuladas por Isaac Newton e designam-se por Leis de movimento de Newton.
As leis de Newton só se aplicam directamente ao movimento de um ponto material sob a acção de uma força. Nas aplicações práticas de Engenharia, o que temos habitualmente de estudar é o movimento de um sistema de pontos materiais (rigidamente ligados ou não), sob a acção de um sistema de forças qualquer, produzindo qualquer tipo de movimento.
1.2 Inércia e Massa
A propriedade que confere a um corpo a capacidade de resistir a qualquer alteração do seu movimento, denomina-se inércia. Todos os corpos físicos são inertes, mas a inércia é diferente de corpo para corpo. A medida quantitativa de inércia de um corpo, denomina-se massa. A experiência mostra que forças diferentes, actuando sobre um mesmo corpo, produzem acelerações diferentes, mas proporcionais às forças que as provocam. F1 F2
F
=
== = m a1 a 2 a Esta constante de proporcionalidade (constante no domínio da mecânica clássica) é a massa do corpo.
Joaquim Carneiro
1