Dinamica de grupo
Estrutura: o espírito da organização
As organizações de hoje estão inseridas em um mundo repleto de transformações que dizem respeito a mudanças na forma de viver, de pensar, de se comunicar e de prosperar. Esses fatos têm levado muitas organizações a buscar novas formas de se estruturarem, no entanto muitas fingem vestir-se na última moda, embora suas atitudes básicas ainda sejam convencionais.
Vários esforços de mudanças não tem êxito pelo desconforto dos executivos em livrar-se do velho traje organizacional e vestir, de fato, um novo.
Pelo que tudo indica, a inovação e a mudança são obtidas quando há princípios e valores que sustentam sua implementação. Desejos superficiais e externos não é suficiente para garantir sua adoção.
As estruturas organizacionais moldam o comportamento dos indivíduos, à medida que se desenvolvem, são convertidas em normas, regras, princípios, valores e crenças organizacionais.
É importante que as organizações sejam vistas como organismos vivos, em constante troca com o ambiente externo e em processo contínuo de transformação interna. E se a estrutura reflete o espírito, é possível pensar que a reformulação da estrutura organizacional se dará quando houver também a mudança do espírito, quando houver a reformulação dos valores e dos princípios que a sustentam.
Considerações Finais
A estrutura revela como a organização lida com a inovação, como trata eventos não planejados e como realiza as tarefas cotidianas. A busca por novas estruturas revela a necessidade que muitas organizações têm de modificar sua forma de trabalhar, de alterar seu modo de funcionamento.
O desafio atual das organizações é fazer o seu trabalho de uma nova forma, encontrar novos modelos que permitam que o trabalho operacional e cotidiano seja realizado ao mesmo tempo que o trabalho criativo, gerador da