Dinamica de grupo
Em todo inicio de encontro, treinamentos ou reuniões no qual os participantes não se conhecem á um ritual da apresentação. Tanto uma apresentação dos participantes de um, como avaliação, pode ser feitas de maneira criativa, alegre, descontraída, possibilitando que as pessoas digam o mesmo sobre si ou sobre o encontro, mas de tal forma que este momento não se torne monótono. A dinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e feitos sobre o comportamento. O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos. Grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários e grupos de categoria.
O ser humano nasce e vive em grupos durante a sua existência, a vida em grupo oportuniza um universo de experiências para o desenvolvimento e crescimento das pessoas a partir da descoberta de si mesmas e de outros. (TATAGIBA, pag. 13)
Em grupo o ser humano é capaz de romper com a cristalização egocêntrica para construir um projeto existencial de um mundo racional. A vivência grupal é uma forma ativa de se relacionar e cada grupo dispõe de um patrimônio de experiências para serem compartilhadas. Cada grupo resulta da independência e reflete o ambiente psicossocial interno e a imagem desse conjunto. O sistema pessoal de cada um esta em constante interação com os sistemas pessoais dos outros. A experiência em grupo faz trocar e aprender quando as pessoas abrem a possibilidade de construir esta interação com o outro. (TATAGIBA, pag. 14)
“Trabalhar com grupos...
O previsível e o imprevisível me gratificam.
O controlável e o incontrolável me motivam. a unicidade e o diverso me espantam.