Dinamica das cores
A dinâmica aplicada foi o “jogo das cores” que ocorreu da seguinte maneira: a sala foi dividida em quatro grupos que representaram setores de uma empresa. Cada grupo recebeu dois cartões, sendo um verde e um azul. O objetivo foi escrito no quadro, que era obter o máximo de pontos. As possibilidades de pontuação estavam também descritas no quadro. ( colocar o quadro de pontos). A dinâmica era composta por dez rodadas conforme a tabela abaixo (colocar tabela). Foi estabelecido um líder que seria responsável por levantar o cartão escolhido pelo grupo. O grupo teve um minuto para decidir qual cartão seria escolhido.
As regras estabelecidas foram: as jogadas seriam sigilosas e os grupos poderiam encontrar para conversar na 5º, 8º e 10º rodadas. Na primeira rodada o grupo decidiu levantar o cartão azul, pois entendeu que todos os grupos ganhariam dez pontos se, obviamente todos colocassem o mesmo cartão. Os grupos A e D mostraram o cartão verde e juntamente com o grupo B nós mostramos o cartão azul, perdendo então vinte pontos. A partir disso, nós decidimos mudar a estratégia e apresentar o cartão verde nas próximas rodadas, pois segundo as probabilidades a chance de perder pontos era menor.
Na segunda rodada, todos os grupos mostraram o cartão verdes, o que evidenciou que todos os grupos adotaram a mesma estratégia. Na terceira rodada, todos os grupos mantiveram o cartão verde. Na quarta rodada, os grupos A C e D colocaram o verde e o grupo B colocou o cartão azul, e por isso, perderam trinta pontos. Na quinta rodada, os grupos ganharam o direito de conversar entre si, sendo representados por um integrante de cada grupo.