DInamarca
História e geografia de Portugal
Natal na Dinamarca
Marta de matos amaral brites carvalho
3 de janeiro de 2014
Nº23 6ºC
Índice
Símbolos do natal
A maior parte dos lares dinamarqueses participam na contagem regressiva para a Noite de Natal, acendendo um calendário de vela todos os dias e, acendendo a Coroa de Advento nos últimos quatro domingos antes do Natal. O calendário de vela é uma tradição dinamarquesa que primeiro apareceu para se fazer em casa com as crianças, mas que desde 1942 tem sido produzido industrialmente. Com as suas quatro velas, a Coroa de Advento marca os quatro domingos do Advento de Cristo, que é o período de Ano Novo da igreja. Além do calendário de vela, as crianças ganham um ou mais calendários de Advento, que têm 24 janelinhas a serem abertas, uma por dia, ou 24 pequenos presentes embrulhados.
Tradições natalícias
Missa do galo:
A missa do galo e realizada à meia-noite do dia 24 de dezembro (véspera de natal).também na Dinamarca é tradição ir-se a esta missa que celebra o nascimento de jesus. Esta e das poucas ocasiões que as igrejas dinamarquesas estão cheias.
Gastronomia
Na maioria das casas, a véspera do Natal se inicia com um jantar, em que o prato principal é ganso, pato ou porco, acompanhado de batata caramelizada. e também importante na mesa de Natal o arroz doce, que pode ser servido quente no início ou gelado, com molho de cereja, na sobremesa. Em ambos os casos, deve haver uma amêndoa inteira. À pessoa que é servida a amêndoa, é entregue um presente chamado presente da amêndoa. Esse presente é, tradicionalmente, um doce feito de marzipã em diversos formatos. Esse jantar é, geralmente, acompanhado por vinho. O arroz doce quente é, às vezes, acompanhado de uma cerveja doce e mais leve chamada "cerveja de natal".
Troca de presentes
Depois do jantar e da ida à missa do galo, é costume Fazer a tão esperada troca