Dinamarca UE
Nome: Victor Hugo Maia N°
DINAMARCA NO COMÉRCIO EUROPEU
A Dinamarca é o país mais pequeno, o mais meridional e o mais plano dos três países escandinavos, sendo constituída pela da península da Jutlândia e por um arquipélago de mais de 400 ilhas, das quais 72 desabitadas. A Dinamarca faz fronteira com a Alemanha a sul, está ligada à Suécia por estrada e por uma linha ferroviária e tem uma costa marítima de 7 314 km.
Em 2012, os principais setores da economia dinamarquesa foram a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (23,9 %), o comércio grossista e retalhista e os serviços de transportes, alojamento e restauração (19,4 %), a indústria (17,0 %).
A Dinamarca exporta principalmente para a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido. Por sua vez, as suas importações provêm sobretudo da Alemanha, da Suécia e dos Países Baixos.
As contribuições financeiras dos Estados-Membros para o orçamento europeu são repartidas de forma equitativa, de acordo com as respetivas possibilidades. Quanto maior for a economia do país, maior é a sua contribuição e vice-versa. O orçamento europeu não tem como objetivo redistribuir a riqueza, mas antes dar uma resposta às necessidades dos europeus no seu conjunto.
Repartição de quanto recebeu e quanto deu a Dinamarca para o orçamento europeu em 2012:
Total da despesa da UE na Dinamarca: 1 441 milhões de euros
Despesa da UE em % do RNB da Dinamarca: 0,57 %
Total da contribuição da Dinamarca para o orçamento da UE: 2 391 milhões de euros
Contribuição da Dinamarca para o orçamento da UE em % do seu RNB: 0,95 %