Dimensões de Integralidade no sus
A Atenção primária é entrada e o primeiro contato com os indivíduos sendo este o principal elo que deve ser formado e partindo deste ponto começar a realizar as ações de saúde voltadas para promoção, prevenção e reabilitação de cada indivíduo, agindo com integralidade nos quesitos biopsicossocial de todos. Este primeiro contato é o início que deve ser realizado de forma segura e transmitir para todos que procuram sua importância e que ele está no local certo para cuidar de sua saúde.
Tendo como o objetivo junto à equipe de realizar a proposta de integralidade junto aos indivíduos que ali procuram o serviço, na ação de escutar e dar a ele o retorno que necessário que procura. Começar a olhar o outro não apenas dos aspectos relacionados ao tratamento das doenças, e sim como também o olhar da promoção, prevenção e reabilitação, fundamentando numa concepção integral do ser humano, visto além dos seus atributos biológicos e sim nas suas dimensões psicológicas, familiares, sociais, culturais etc.
A integralidade tem como eixo norteador as ações de educação em saúde que deve estar articulando com toda a equipe na concepção de agirem com ações de saúde de forma completa e não fragmentada e desarticulada, a postura deve ser embasado em um saber científico evidenciando a integralidade como princípio em vários níveis de discussões e das práticas na área de saúde, alicerçado em um novo paradigma preparado para ouvir, entender e, a partir daí, atender às demandas e necessidades das pessoas, grupos e coletividades.
A busca pela implantação da integralidade na atenção primária deve ser a vontade de todos