Dimensão Comercial da Globalização
Antes é importante ressaltar que a pobreza aumentou, mas a população mundial também aumentou.
Cada governo tem suas receitas, e cada país tem as suas capacidades de investimento, então a liberação do comercio, é um assunto que precisa ser tratado separadamente por cada país, tendo em vista que o investimento de empresas e empresários internacionais, depende do cenario social que cada país se encaixa.
A liberação do comércio é um assunto com duas vertentes, ela pode proporcionar grandes avanços a economia mundial, e também pode aumentar a desigualdade social entre paises e pessoas. Para pessoas favorecidas com esse avanço significaria grande crescimento, mas para quem este avanço não afetar, pode causar queda de rendimento no caso de empresas, e queda de arrecadação, e empreendedores individuais ou autonomos por exemplo. No começo deste século o comercio internacional cresceu significativamente - até os incidentes de 11 de setembro nos EUA, fato ja superado hoje em dia – nesse crescimento, as empresas aumentaram suas capacidades tecnologicas, de trabalho, produção.
Aumentou também o numero de empresas multinacionais em todos os ramos do mercado.
Com o comércio internacional as pessoas também passaram a ter mudanças no seu dia-a-dia de trabalho, hoje, facilitado com a internet e a mobilidade, podendo em alguns casos trabalhar em casa.
Mas este avanço siginifica uma ameaça a muitas ocupações que, em função do avanço das comunicações, não são mais necessárias.
Então certos avanços precisam ser estudados de forma separada, por cada país, mas é notavel que se um país conseguir depender só de esforços locais para manter sua economia num patamar elevado e seguro, é um trunfo importante, mas se for necessário ter invetimentos internacionais, precisa ser estudado, pois toda reforma trás melhorias, alguns contras sim, mas a globalização fez, e continua fazendo com que as formas de gerir governos pelo